CrossFit Games Open

Analisando o 16.2

Segunda semana do Open, e desta vez, um teste de pulmão, habilidade ginástica, mobilidade e força.

Esta, que tem sido considerada uma das provas mais "bonitas" do Open, foi capaz de frustar uns e alegrar outros.

Uma vez que a cada round que você entrava, automaticamente, você tinha a chance de abrir, uma grande vantagem sobre seus adversários muito grande. 

E isso refletiu no LeaderBoard de uma forma incrível, tem gente que despencou e gente que cresceu da noite para o dia!

Começando pelas mulheres, já que hoje o dia é delas.

Em primeira lugar, Brenda Castro, do fortíssimo time Tigran, com impressionantes 4 cleans com 93 kg, sendo que, seu peso corporal é 59 kg. Não só ela venceu o 16.2, como leva para casa a 1ª colocação na classificação geral até o momento.

Seguida dela, Anitta Pravatti, CFSelva, que conseguiu também entrar na ultima rodada, e realizou 3 cleans. Visto seu peso corporal, 68 kg, fica mais fácil de entender como ela foi uma das únicas 3 brasileiras a entrar na ultima rodada. 

E a história se repete, elas vivem trocando posições, entre 1º e 2º lugar nas competições Brasil afora. Antonelli Nicole, CFBrasil, vem na 3ª colocação, tendo entrado na ultima rodada, porém sem nenhum clean. 

Outro destaque foi Karime Ferrari, da CFMoema, que conseguiu também 3 cleans da última rodada, garantindo assim a 13ª colocação seguida de sua parceira de treino, Vivian Bomfim, em 14º no geral.

Ainda são destaques no Top 20 América Latina, Tatiana Rebane, CFBlackSheep, em 16º, Marina Hohmann, CFMoema, em 17º e Luiza Dias, EloCF em 18º, que por sinal, irá enfrentar Joyce Rodrigues, CFMitra, 22º lugar, ao vivo no anúncio do 16.3 Open Brasil, ao vivo nesta quinta feira a partir das 21 h pela CrossTv.

Agora é interessante analisar. Ano passado, se a nossa melhor atleta em classificação no Open, Antonelli, estivesse na região com a qual ela competiu nos Regionais, South West, não teria nem se classificado na etapa do Open, ficando em 14º lugar. 

Já esse ano, se ela estivesse competindo na South West, estaria atualmente em 10º lugar, com 29 pontos até o momento, contra os 11 pontos que ela soma na América Latina até o momento é 3º lugar no geral. 

Enquanto isso, Anitta estaria em 8º lugar, com 22 pontos, contra os 6 que ele se encontra na América Latina.

Isso mostra a evolução das principais atletas do Brasil, que este ano, se conseguirem manter a forma como vem fazendo os WODs, irão dar trabalho em Dallas!

Já do lado masculino, temos o atual campeão do Torneio CrossFit Brasil, Anderon Primo, CFBauru, que ficou em 3º lugar na América Latina no 16.2, apenas por duas repetições do 1º lugar, o qual conseguiu completar 4 cleans da última rodada, contra 2 de Anderon!

Anderon está empatado com um ex atleta dos Games, Orlando Trejo, ambos somam 11 pontos até o momento na 1ª colocação geral da América Latina.

O próximo brasileiro a aparecer na lista, em 5º lugar na colocação geral é Guilherme Domingues, CFEsteio, (11º lugar no 16.2). Ele, junto a Tarcio Santos (10º no 16.2 e 27º no geral), CFMoema, e Anderon, são os únicos a entrar na rodada dos 315 lbs. 

Também aprecem no Top20 do 16.2, Artur Machado, FuriaCF, em 18º no 16.2 e 7º lugar geral e Pablo Chalfun, que em sua primeira tentativa não tinha saído da rodada do 225 lbs, fica agora em 13º lugar no 16.2 e 11º no geral. Gilson Duarte, BSBCF, continua a impressionar e fica em 12º na colocação geral.

Um nome que está faltando nesse score, é Raffi Raffael, que devido a um erro na inserção de seu score, despencou no LeaderBoard. Ele conseguiu 342 repetições no 16.2 e está tentando corrigir o erro acontecido. 

Agora se fizemos a simulação, do melhor brasileiro frente a região que irá competir nos Regionais, como estariam as coisas? Se analisássemos ano passado, o segundo colocado na América Latina, Tarcio, ficaria em 28º lugar na região South West com seu score do Open, somando 445 pontos, contra 199 que somou em sua região, ou seja sua 2º colocação na América Latina não iria ser suficiente para lhe dar uma vaga para os Regionais na South West. 

Já esse ano, a pessoa a se comparar seria Anderon, que estaria em 4º lugar na região South West, com os mesmos 11 pontos que garantem o 1º lugar em sua região. Mesmo assim, o grande menino vem mostrando que vai dar trabalho esse ano!

Já no lado dos times, a competição se torna cada dia mais acirrada. BIGG e Tigran em primeiro lugar, BIGG com o lado masculino mais forte que nunca, e Tigran, com o lado feminino. 

O primeiro time brasileiro a aparecer na Lista é Moema, com 6 pontos de diferença do primeiro lugar. Moema, que vem novamente com mulheres "fora do padrão" de times, que possivelmente irão se classificar como individuais. 

Em seguida temos a BSB, com 13 pontos somados e a 5ª colocação. Esse ano esse time vem com três mulheres fortes, e 2 homens que sempre pontuam, não se mostrando ainda muito claro quem será o terceiro elemento masculino deles. 

Ainda na briga CFP9, em 12º (o score de um de seus atletas entrou com erro, sendo assim sofreram com essa falha). Também temos SP em 14º e BH em 15º, que ainda pode perder alguns pontos com a saída de Brennan Fjord, que caso se classifique como individual, irá retirar seus pontos deste time.

Mas ainda é muito cedo para dizer o que vai acontecer. Vamos só acompanhando...