CrossFit Kids

CrossFit Kids: Na hora do treino, ser pai é...

O trabalho voltado para as crianças tem grandes chances de ser efetivo, mas há alguns pontos que devem ser levados a sério no processo de aprendizagem de qualquer esporte.

Como que os pais podem colaborar com essa arte de iniciação ao esporte, e a vida atlética de seus filhos?

Em primeiro lugar, apresentar o esporte, seja ele qual for. Estimular a participação e persistir no processo.

No momento da aula, o coach deve ter 100% de autoridade para qualquer coisa a ser trabalhada. Para isso, primeiro os pais devem confiar plenamente no trabalho proposto. Para que a criança, goste e confie no professor.

Às vezes, nem sempre estar presente significa que estará ajudando, ou participando. A relação entre o coach e o aluno é uma grande troca de confiança.  Pais podem deixar seus filhos na aula e deixar que aconteça essa interação entre o professor, a criança e os demais alunos.  O fato dos pais estarem por perto não leva necessariamente a criança a se comportar melhor, por mais que esses pais acreditem nisso. A criança mantém o contato visual com os pais, buscando aprovação, o que pode interferir na dinâmica proposta pelo coach.

O Pai Atleta:

É aquele que coloca o filho no mesmo esporte que pratica. Porém, há quem acredite que a relação entre esporte/pais/coach/filhos devem ser desvencilhadas. Passar técnicas de um determinado esporte para seu filho de 6,7 anos faz com que a criança se sinta julgada pelos pais, misturando a relação de afetividade. Esse trabalho no momento inicial, deve ser destinado somente ao Coach responsável, pois é ele que pode julgar, falar o que está certo e o que está errado. E quando a criança não estiver contente com algo que aconteceu no treino, pergunte a ele o que o professor falou sobre isso, sem interferir e reforçar. 

Dessa forma as relações ficam claras: entre o treinador e o aluno é extremamente técnica e funcional, e a relação pai-filho a de amor incondicional que quer apenas o sucesso do filho.

Medo de falhar, de perder, ou se machucar não deveriam ser características das crianças no treinamento. Deve se dar atenção a esses pontos para que não se prejudique o aprendizado. Estimular desafios é um dos objetivos dessa iniciação esportiva. 

Box Jump

Box Jump

Kettlebell Swing

Kettlebell Swing