PROJETO FORTALECIMENTO

O Crossfit é uma modalidade esportiva que tem com base a utilização de movimentos funcionais. Dessa forma, deveriam ser movimentos realizados com certa facilidade pela grande maioria das pessoas, treinadas ou não. Porém essa não é a realidade.

Ao entrar numa academia de Crossfit, muitas vezes a pessoa se depara com movimentos extremamente básicos, como é o caso do agachamento, que repetimos diversas vezes ao longo de um dia, para sentar-se e levantar-se da cama, da cadeira, do carro, mas que ela não consegue executar com a facilidade que deveria. Isso pode acontecer em decorrência de falta de mobilidade, ou por falta de força.

Entendemos que, antes de implementar qualquer sobrecarga aos movimentos é importante termos uma boa consciência corporal para essa execução e, principalmente, força para execução e manutenção da postura correta na sua realização.

Mas não são somente os iniciantes que podem apresentar alguma fragilidade muscular que torne suas articulações mais suscetíveis à lesão. Pessoas com experiência em treinamento (seja o Crossfit ou qualquer outra modalidade), precisam realizar, sistematicamente, exercícios para fortalecer as musculaturas que ajudam na estabilização das articulações.

Pensando nisso, a CFP9 criou um programa de fortalecimento, que será aplicável a todos os atletas da Box, desde o seu primeiro dia na academia e que garantirá articulações saudáveis e livres de lesão, prontas para encarar as missões de todos os WODs que virão pela frente.

COMO FUNCIONARÁ O PROGRAMA

O programa será dividido em 3 níveis de evolução: INICIANTE, INTERMEDIÁRIO e AVANÇADO. Identificamos as 3 regiões mais comumente acometidas por lesões como sendo: ombro, quadril e core.

Cada nível terá um grupo de exercícios específicos para cada uma dessas regiões. Esse deverá ser realizado por  4 semanas e com frequência média de 3 vezes por semana. Cada exercício deve ser realizados em séries de 12 repetições, por 3 séries. 

Para o programa ser completo, o atleta deverá passar por todo o ciclo, realizando todos os movimentos prescritos, para cada uma das áreas, durante as 4 semanas para então avançar ao nível seguinte, iniciando pelo INICIANTE.

Ao concluir o nível AVANÇADO, o que ocorrerá após 12 semanas, os atletas deverão realizar os exercícios do nível AVANÇADO, com um volume de 1 ou 2 vezes na semana, com o objetivo de manutenção e profilaxia constante.

 

I - NIVEL INICIANTE

 

OMBRO

 

QUADRIL

 

CORE


II - INTERMEDIÁRIO

 

OMBRO


QUADRIL

 

CORE


III - AVANÇADO

 

OMBRO


QUADRIL

 

CORE