Corrente do bem: como um box mudará sua vida amanhã!

Imagine se você tivesse condições de treinar todos os dias e não fosse obrigado a treinar? Se você conseguisse comer de forma equilibrada e não fosse obrigado a comer de forma saudável? Isso pode acontecer. Se a gratidão for realmente parte de quem você é, você nunca mais irá esquecer das coisas valiosas em sua vida. Você já percebeu que só damos valor a nossa saúde quando não a temos? Se for ficar gripado a semana toda, ficará feliz no primeiro dia que puder voltar a sua rotina normal. Mas no segundo dia, infelizmente ter saúde já não é mais motivo de gratidão.

Imagine se fosse possível você continuar a ter o que você tem hoje em dia, mas conseguisse adicionar a gratidão a tudo isso? Se você fosse capaz de somar propósito e paixão em qualquer coisa do dia a dia, até mesmo aquilo que até então você “odeia fazer” ou “faz por obrigação”?

Como você conseguiria ver a luz nas coisas desagradáveis ou que ainda não fazem parte de sua rotina como algo prazeroso? Uma coisa simples e positiva como treinar pode, aos poucos, tornar-se uma inconveniência. Seus sabotares começam logo cedo, no dia anterior, justificando todos os motivos pelos quais “você não tem como fazer exercício amanhã”. Mas e se neste exato momento de justificativas, você achar algo bom em meio a escuridão? Conseguir ver que movimentar o corpo pode ser um momento de descontração, saúde e interação social. Não deveria você agradecer o fato de que você tem saúde, condições financeiras e a capacidade de achar tempo para se tornar uma pessoa melhor?

Porque então, as vezes, é tão difícil ser feliz em tudo que fazemos? Especialmente no meio de fitness, a motivação pode vir através do medo. E este é um dos sentimentos que mais retiram energia de nosso ser. Vamos ao box pois temos medo de adoecermos se não nos cuidarmos. Fazemos atividade física pois temos medo de engordar. Ou até pior, não fazemos certas atividades pelo medo do julgamento que irá acontecer sobre nós. O medo paralisa!

E se ao invés de nosso motivador ser o medo, fosse a alegria que ocorre no processo de cuidarmos de nós mesmos, cumprirmos nosso propósito de sermos pessoas úteis e produtivas? Talvez esse foco seja o objeto de desejo que você, que está lendo este texto, admire em certas pessoas em seu box. Na verdade, pessoas que vivem seu propósito nos inspiram, são fortes no físico e emocional, maduras e responsáveis.

Mas como nos tornar estas pessoas? A verdade é que você já é assim, só esqueceu de colocar em pratica este lado seu:

1) Tente ser mais interessado do que interessante. Especialmente em nosso meio, quando queremos ensinar, mudar, compartilhar e aprender, você vê isso claramente: pessoas que vão treinar todos os dias apenas para dizer o que elas já sabem, ou aqueles que não dizem nada mas pensam ao todo momento que já sabem tudo e os que queremos ser, os que simplesmente processam e absorvem aquilo que está sendo dito, usando sua capacidade crítica no processo. Então tente lutar contra esta vontade de ser interessante a todo momento. Tenha real interesse em estar ali, de coração aberto em tudo que se dispor a fazer.

2) Seja racional com seus desejos. Ou seja, não é porque alguém ou você se ama, que o conselho deles ou seu será bom para você. Se você está em um box, você deveria ter ido até esse local porque acredita nele e em sua mensagem. E, seja onde você estiver, as pessoas do local deverão ser capazes de te mostrar que argumentos como “ você vai ficar forte demais”, “você irá se machucar”, “você não vai evoluir se não comer isso ou aquilo” não fazem sentido. Busque um ambiente que se preocupe primeiro em te conhecer para depois te convencer.

3) Seja responsável. Quando algo ruim ou bom acontecer, reflita. O que eu fiz para atrair isso e o que eu farei para aprender algo com isso? Uma vez que ficar clara suas respostas, você terá controle de sua vida e aprenderá as lições que existem ali. Se você vem sendo treinado e não estão aprendendo nada, não existe motivo para continuar. Mas seja honesto: de quem é a culpa?

4) Entenda: felicidade não é uma recompensa final e sim uma ocorrência natural de viver em uma busca consistente e persistente de preencher seu propósito. Entenda que sempre haverá algo a mais para fazer com sua família, em seu trabalho, com seus amigos, ou seja, não existe esta ideia que devo cumprir todas estas “tarefas” para depois me dar ao luxo de ser feliz e fazer o que eu quiser. Viver melhor, com saúde, dormir bem, ter momentos de interações sociais fora de seu ambiente de trabalho ou familiar fazem parte de seu bem estar e tudo isso pode ser atingido em 1 hora diária de exercícios. Cuidar de você é a aposta menos arriscada no caminho de aproveitar uma vida com felicidade.

5) Todos os dias faça um pouco, e faça agora!. Assim como nos relacionamentos, dedique-se diariamente as coisas importantes de sua vida. Se você conversar diariamente com sua namorada, não terá necessidades de ter aquela conversa de 3 horas no final de semana. O mesmo se aplica ao fitness. Se você treinar um pouco a cada dia e comer de forma equilibrada todos os dias, não irá precisar treinar excessivamente ou fazer dietas restritivas. Tem uma hora disponível no almoço e não terá outra hora para treinar? Treine agora!

6)Sempre pergunte à uma pessoa por dia: “você sabe alguém que pode me ajudar?” Ser ajudado pode significar fazer com que você continue a trilhar seu propósito. Isso pode ser em seu trabalho, em sua casa, em seu relacionamento ou em seu caminho no fitness. Não sabe o que esta fazendo, comendo, ou porque não conhece ninguém? Peça ajuda. Talvez você irá se surpreender com a quantidade de pessoas que irão ter prazer em te ajudar.

E aqui vem a parte legal de toda esta história. Imagine que cada Coach na P9 ou em sua CrossFIt, seja capaz de alegrar alguns alunos amanhã. Empoderá-los através de nossa tríade (alimentação, exercícios e relacionamento) e fazer com que eles levem estas mudanças significativas em suas vidas (perda de peso, melhora na saúde, hábitos alimentares saudáveis, sociabilidade recuperação da auto estima) à apenas uma pessoa de seu círculo mais próximo (mãe, pai, namorado, melhor amigo) e que essa mudança seja tão profunda que não pare por ai, tornando-se uma corrente do bem estar. Se isso for possível, e acredito que depende apenas de nós e você que chegou ao fim deste texto, nosso propósito como empresa será alcançado: ser o local que mais muda vidas mundo afora através de um conceito amplo de boa forma. E neste caminho, talvez, você sorria cada vez mais e por mais tempo…