O obeso, a vítima e aquele que não aceita o fim deste texto.

Merecemos respeito, você merece respeito, você é importante para as outras pessoas assim como para si mesmo. Você tem um papel vital a ser exercido no destino em desdobramento do mundo. Você é portanto, moralmente obrigado a cuidar de si mesmo. Você deve cuidar, ajudar a si mesmo da mesma forma que cuidaria, ajudaria e seria bom para quem você valoriza. Entenda que então, você tem a responsabilidade de se comportar habitualmente de forma que lhe permita um pouco de respeito por você mesmo. Essa não é uma responsabilidade do governo, do seu médico, academia, mãe ou personal. É sua.

Cuidar de si mesmo da forma que cuidaria de alguém sob sua responsabilidade significa considerar o que seria realmente bom para você. Não é “o que você quer”. Também não é o que te faria “feliz”. Toda vez que você dá o Iphone para seu filho, você o deixa feliz. Isso não quer dizer que você deve sempre dar o Iphone para ele. “Feliz” de modo algum é significado de “bom”. Você deve fazer com que as crianças socializem, leiam. Elas devem fazer o dever de casa, mesmo que protestem e gritem. Você deve ajudar uma criança a se tornar virtuosa, responsável, um ser desperto e capaz de reciprocidade total - capaz de cuidar de si mesma e dos outros, e de crescer ao fazer isso. Então por que você pensaria que é aceitável fazer qualquer coisa menos do que isso a si mesmo?

Para isso, você precisa considerar o futuro e pensar: “Como minha vida seria se eu estivesse cuidando de mim adequadamente?” Qual carreira me tornaria produtivo e prestativo, de modo que eu pudesse carregar minha parte do fardo de viver e aproveitar as consequências de minhas escolhas? O que eu deveria estar fazendo, quando tenho certa liberdade, para melhorar minha saúde, expandir meu conhecimento e fortalecer meu corpo? Você precisa saber quem é para que entenda suas armas e fortaleça a si mesmo em respeito as suas limitações. Você precisa saber onde está indo para que limite a extensão do caos em sua vida, reestruture a ordem em seu caminho e assuma as rédeas de seu destino.

Você deve determinar aonde está indo para que possa negociar em seu favor, de modo que não acabe cheio de ressentimentos, vingança e crueldade. Você precisa determinar como agir com si mesmo para que tenha mais chances de se tornar e permanecer sendo uma pessoa boa saudável e justa. O céu, independente de como você o imagina, não chegará por conta própria. Teremos que trabalhar muito para torná-lo real em vida.

Então comece consigo mesmo. Cuide de si mesmo. Defina quem você é. Refine sua personalidade. Uma vez que você definir seu próprio céu e inferno, você poderá não ir em direção ao último e nem o criar.

Sempre digo: fazer CFP9 é muito mais do que “ir na academia”. Por muitas vezes é negociar com as finanças apertadas, é deixar sua prole chorando por seu carinho, é ser egoísta com todos menos com você, é odiar seu trabalho mas amar a si mesmo e decidir colocar seu tênis e vestir seu sorriso mesmo após um dia miserável.

É odiar competição mas valorizar o ambiente competitivo, é desprezar o culto ao corpo mas respeitar quem tem um corpo pois soube dizer não e manter uma rotina, é ter medo de contato mas aceitar que na verdade todos queremos nos sentir amados.

E grande parte de todo esse conflito pessoal, vem disfarçado de vitimismo. Você culpa a todos por não conseguir, por não poder, por ser impossível. Culpa a vida, o momento em que se encontra, seu esposo, filho, a falta de tempo mas nunca você. “São eles que precisam de mim e não posso dizer não. Apenas me encontro nesta situação. Sou o que menos tem culpa nesta história toda”.

“Amar ao próximo como a si mesmo”. Isso deve ecoar em sua mente toda vez que seus sabotares entrarem em ação. Se amo alguém, então estou moralmente obrigado a negociar o melhor possível em meu favor assim como a outra parte deve fazer o mesmo. Se não fizer isso, serei apenas submisso ao outro. É muito melhor um relacionamento quando ambas partes são fortes. Se amo meu trabalho, meus filhos, namorado, dinheiro, irei cuidar de mim antes de tudo, para que tudo permaneça desta forma ou fique cada vez melhor.

Mesmo assim, você pode me justificar: “tenho que abrir mão de tudo agora pois preciso focar no caos de minha vida atual”. Mas lembre-se que você nem ninguém é totalmente dono de si para se torturar e maltratar. Você está conectado a milhares de outras vidas. Se você sumisse hoje, quantas pessoas não iriam sofrer? E ao se deixar de lado, ao se colocar em segundo plano, você acaba sendo injusto com todos, inclusive com você mesmo.

E como último argumento você poderia me dizer: “a minha vida atual tornou impossível que eu cuide de mim mesmo”.

Mas se você parar para analisar o mundo, verá que todos os exemplos a sua volta provam o contrário. A maior parte de todas pessoas que você conhece prospera apesar de tudo de ruim que acontece na vida deles.

E concordo que deve existir uma admiração na habilidade das pessoas se tornarem amigas, amar, ter relacionamentos íntimos e fazerem o que devem fazer para que o seu mundo continue, mesmo apesar de todas adversidades. Mas o ponto principal é que elas vão em frente.

No final das contas, as pessoas superam e continuam a realizar as tarefas mais difíceis e penosas para manterem a si mesmas, suas famílias e a sociedade como um todo funcionando. Isso é sim milagroso, e só cabe a nós admirar e reconhecer, mas não fingir que sua situação é tão especial que não cabe neste modelo. Você é apenas mais um sofredor em um mar de sofredores. Assuma isso e vire a página.

No final, cabe uma escolha. Algumas pessoas degeneram-se no inferno do ressentimento e ódio de seu ser, mas a maioria se recusa a isso, apesar de seu sofrimento, decepções, perdas, inadequações e obesidade, elas continuam produzindo resultados significativos. Elas emagrecem, melhoram sua saúde, autoestima, e acabam fazendo a diferença em outras vidas. Primeiro mudam suas vidas e depois a dos outros.

Da próxima vez que pensar que faz tudo pelos outros, realmente se pergunte por que nunca faz nada por você…

*texto baseado no livro 12 REGRAS PARA A VIDA