CrossFit

CrossFit: É Perigoso?

Pode ser que sim.

CrossFit se tornou um esporte: tem regras, juízes e atletas.

No CrossFit, todos são tratados como atletas pois, quando se tem um corpo, você é um atleta.

Os esportes de alto rendimento, que levam o corpo ao extremo, dia após dia, podem causar lesões em algum momento da trajetória do atleta. Quanto mais horas treinando, com cada vez mais intensidade, maior o risco, como em qualquer outra atividade.

Ao falar de “alto rendimento”, estamos falando de pessoas que se dedicam para crescer como atletas. No CrossFit, isso corresponde a 1% do público dessa modalidade.

Porém, o praticante deve ser esperto o suficiente para escutar seu coach, e saber a hora de evoluir em um movimento, colocar mais carga, ou aumentar a intensidade.

O COACH – Escutar seu “Coach de CrossFit” também pode ser perigoso. Temos um curso chamado Level 1 – que é uma habilitação necessária para se tornar um coach. Porém, este curso é de apenas um final de semana. Será que um final de semana capacita uma pessoa para dizer se você está passando dos limites ou que pode se puxar mais um pouco? Talvez não. Para isso, busque conhecer o caminho que seu coach percorreu para chegar até lá. Ele tem experiência no estilo de treinamento?

Quando mal orientada, qualquer atividade pode ser perigosa.

Para os outros 99%, CrossFit é um estilo de vida, uma maneira de se manter saudável, ativo. Quando um iniciante entra em uma Box de CrossFit com experiência no assunto, com pessoas capacitadas, ele deve, em primeiro lugar, avisar ao coach de suas limitações, caso tenha lesões passadas. Quando nós, coaches, temos esse breve histórico do aluno, podemos buscar o melhor caminho para o treinamento. Por exemplo, se a pessoa não faz exercícios físicos há 2 anos, será que ele pode cumprir com o treino que está no quadro de 100 agachamentos, 100 barras, e alguns quilômetros de corrida? Obviamente, o volume de treino deve ser diminuído para esse atleta.

Nós acreditamos em adaptações e progressões. Se você não tem força o suficiente para se pendurar na corda, na barra, remar na argola, ou pular na caixa, nós vamos te apresentar outras maneiras de fazer o movimento. E evoluir com a prática. A partir de movimentos adaptados, vamos aumentar gradativamente o exercício, até alcançar o movimento ideal.

A Prescrição de cada aula é voltada para nossos alunos mais condicionados, e a partir disto, faz-se a adaptação necessária para cada um. O importante é saber que o CrossFit é para todos, de qualquer idade, com qualquer limitação física, desde que praticado com responsabilidade e sob orientação de um profissional capacitado.