CrossFit

Você é um “PP” no CrossFit?

IMG_4875.jpg

Todo mundo já ouviu falar do seu PR de snatch. Até porque foi você mesmo que fez questão de dizer para todos!

Aliás, a gente escuta e vê sua reação cada vez que levanta mais e mais peso. Não tem como, o Back squat é seu e ai de quem quiser revezar sua barra nesse momento.

Já decoramos a rotina de aquecimento e ativações, sua vestimenta “power ranger” antes de cada levantamento, além dos gritos, urros e chuva de neve com seu magnésio.

Mas quer saber a real? A maioria de nós não se importa com seus números.

Sabe porque? Na CFP9 fazemos CrossFit!

Claro que se você estiver treinando para se tornar um levantador, um powerlifter ou strongman, retiro tudo que disse.

Estou falando especificamente dos “Papa Peso” dentro do CF. Aqueles que falam para todos que fazem CrossFit, mas que fogem de qualquer coisa que não seja levantar peso. São aqueles que classificam todo Metcon sem peso como “não vou fazer isso!”, “é chato”, “faço isso em casa”.

IMG_5044.jpg

E se você não entendeu a mensagem e já está ficando furioso, entenda: É maravilhoso levantar peso. Treinamento de força é parte do que fazemos. Testar seus Pr’s regularmente está correto. Porém, levantar peso em detrimento de outros aspectos do CrossFit é uma piada. CrossFit não é aparecer em dias de peso para mostrar seu levantamento.

Se a “sua” é apenas levantar peso e caçoar de wods que envolvem estamina, condicionamento, flexibilidade e aí por diante, você não sabe o que está fazendo. Provavelmente seu principal objetivo é receber atenção. Deixar claro o quanto você levanta.

Se for esse o caso, vá praticar levantamento de peso em um local especializado e entenda como seus números nada significam.

“Papa Pesos” geralmente não possuem sua auto consciência elevada. Se você está em dúvida quanto a pertencer a este grupo, iremos te ajudar:

Você ama falar de seus recordes e Pr’s para todos e qualquer um.

Toda vez que falamos em força, você fica agitado.

Você ama aumentar o peso de um Metcon para torná-lo um treino de força.

Você ama dizer que só foi devagar em um Metcon pois colocou mais peso.

Sua agenda nunca bate com wods ginásticos ou de condicionamento. Nestes dias você nunca “consegue” ir.

Você ama dizer “bem-vindo ao clube” dos 100, 150 e assim por diante.

Comemorações exageradas de um Pr.

Sempre dizer que você já fez “muito mais” que aquilo antes de levantar um peso.

Perguntar aos outros quanto eles levantaram apenas para poder dizer quanto você levantou.

Você conecta todos os Snatches pesados do wod mas corre como uma tartaruga na sequência e justifica que está cansado porque conectou os levantamentos.

No passado, quando ainda não sabíamos o que o programa CrossFit era capaz de fazer com nosso fitness, deixávamos os “papa peso” terem seus 2 minutos de fama.

Atualmente, temos total consciência que através do CrossFit você consegue um Back Squat de 200 kilos junto a uma Fran sub 3’. Ou seja, você consegue ficar muito forte mas ainda ser excepcionalmente bem condicionado.

Greg Glassman, fundador do CrossFit, disse que isso iria ocorrer. O problema é o ego.

Mas ao mesmo tempo ele faz questão de nos lembrar que um atleta de CrossFit como Ben Smith é capaz de agachar com 240 kilos e ainda correr 5 km para 20 minutos.

Uma mistura fascinate de condicionamento e força. Ou seja, CrossFit.

Estes números nada significam para atletas que são especialistas em treinamento de força. Mas são altamente desejados por alguém que deseja ser completo quando o assunto é fitness.

CrossFit é buscar números bons em um agachamento costas assim como dar show na mistura de barras, corrida e agachamentos livre por 30 minutos.

Hoje em dia o “papa peso” fica à deriva. Brilha em momentos específicos e por isso quer tanta atenção. Não é todo dia que ele pode mostrar do que é feito então tem que fazer valer a pena esse momentos.

Muito mais valioso do que levantar 100 kilos em um snatch é levantar 80 kilos no snatch depois de 9 muscle-ups sem pensar em quebrar a série.

IMG_4787.jpg

E isso não é uma falha de caráter. Não existe validade no julgamento. Mas a verdade é que você não está evoluindo seu fitness como um todo.

Especialização não deve ser criticada. Ela é quem torna capaz pessoas quebrarem recordes mundiais. Porém tenha certeza que você está favorecendo uma área de seu fitness e esquecendo diversas outras. E isso não é CrossFit.

Então se você está afim de tentar CrossFit de verdade, como muitos lugares amam falar, comece buscando não favorecer nada. Seja completo e busque estar preparado para todas os desafios. Não existe WOD ruim. Existe um wod que talvez não te favoreça.

E isso não quer dizer que você não irá mais levantar peso. Você deve fazer isso e entender que cada um gosta mais de alguma coisa. Mas fazemos de tudo e não reclamamos.

Queremos te ver fazendo aquele 100 kgs fácil e saindo para seu tiro de corrida com a mesma disposição.

Estamos ansiosos pela sua mudança de atitude com os WODs ginásticos. Queremos ver aquela mesma “fome” de ficar em 1° lugar que você tem nos dias pesados.

Não tenha medo de não ser bom em tudo. Tenha medo de sua desculpas, de “hoje não é pra mim” sempre que não for peso.

Se você faz CrossFit junte-se a nós nesta série de 5 agachamentos costas pesados, sendo a barra tirada do chão.

Mas entenda, entre cada série faremos 400 metros de corrida e você não vai me dizer desta vez que seu calcanhar está doendo para correr mas sempre está perfeito na hora de levantar qualquer peso...

Afinal, entenda de uma vez por todas, ninguém disse que seria fácil se tornar um super-herói!

 

* Texto baseado no artigo do CrossFit journal: http://journal.crossfit.com/2016/09/an-open-letter-to-the-big-dogs.tpl