Pare de roubar no WOD!

Admita: você já pulou uma repetição.

Talvez você tenha tirado uma rodada inteira de seu WOD.

Você pode ter mentido sobre o número de repetições ou o tempo que você levou para terminar aquelas barras. 

Mas quer saber uma coisa: Seu coach percebeu. E não só ele, como todos os outros alunos dentro e fora da aula. 

Para nossa sorte, trapaceiros são uma raça relativamente rara no CrossFit, talvez porque “muito do comportamento que odiamos é ver alguém tentar ganhar alguma coisa sem merecer, e CrossFiters não aceitam isso” como disse Greg Glassman, fundador do CrossFIt. 

 Comprometa-se a aparecer todos os dias e fazer exatamente o número que se é pedido. Não existe fórmula mágica. Existe sim muito suor!

Comprometa-se a aparecer todos os dias e fazer exatamente o número que se é pedido. Não existe fórmula mágica. Existe sim muito suor!

Sabemos que o sofrimento e a dor física pode modificar a moral de qualquer pessoa, e não é segredo que existem pessoas que mudam seus comportamentos nessas situações. Ao modificar ou quebrar as regras, você sabe que pode reduzir ou acabar com a dor que está sentindo naquele momento e ser o grande ganhador do dia. E anda mais tentador, principalmente quando o WOD exige muitas das coisas que você não consegue fazer ou em um dia em que o peso está acabando com você. 

Todos nós já enfrentamos o dilema de repensar sobre as 150 bolas na parede que “Karen” pediu para fazermos. Algumas repetições claramente não atingiram o alvo e nesse momento uma decisão deve ser feita, e nem sempre é fácil fazer a escolha certa. 

Mas todos ao seu redor esperam de você o comprometimento e a decisão de não se perder na conta e fazer 13 repetições a menos. Não existe uma área nebulosa no workout. São 150 bolas na parede. Passou a linha, rep. Não passou, faça outra. 

Ok. Os coaches sabem que muitas das vezes você esquece a rodada em que se encontra ou confunde o número de repetições feitas. Existem erros que são claramente honestos e não são feitos por motivo de ego ou preguiça. 

Mas algumas pessoas roubam. Propositalmente. Todos os dias. 

 Foque em fazer o seu melhor mesmo quando estiver sozinho, sem ninguém te olhando. 

Foque em fazer o seu melhor mesmo quando estiver sozinho, sem ninguém te olhando. 

E saiba que quando você trapaceia, todos percebem. 

Talvez sua falta de honestidade não seja percebida de cara, talvez você não tenha visto a discussão depois de você dizer seu tempo. Mas, fatalmente algum dia, todos seus companheiros de treino e Coaches irão perceber. E não precisa de muitos “Mas ele não estava atrás de você?” para que o mistério seja descoberto por todos. 

Vou te contar um segredo. O Facebook tem um grupo de donos de boxes de CrossFit com mais de 10.000 pessoas. Nesse grupo os coaches discutem os mais variados temas, desde como limpar o chão de borracha à melhor maneira de ensinar um muscle-up. 

E apesar do número imenso de pessoas honestas nos boxes, você não precisa descer muito a página para ver um post como esse: “Tem uma pessoa no meu box trapaceando nos WODs e alunos e Coaches estão reclamando. Isso tem estragado meu ambiente. O que eu faço?”.

Deixa eu escrever novamente: se você roubou todos perceberam. Você não enganou ninguém. 

Mas como seu Coach sabe disso? Coaches sabem exatamente quanto uma pessoa demora para terminar certos WODs ou repetições de certos exercícios. Eles trabalham diariamente com isso, aula após aula. Eles também sabem de suas habilidades e qual seu nível de condicionamento atual. Quando uma pessoa fala um tempo muito melhor que todos os outros, um bom Coach fica atento. 

 Existem dias em que tudo parece mais difícil. Esses são os momentos em que nos diferenciamos dos outros através de nossas atitudes. 

Existem dias em que tudo parece mais difícil. Esses são os momentos em que nos diferenciamos dos outros através de nossas atitudes. 

Pode ser que o tempo seja resultado de um momento de inspiração. Imagina em um WOD de Annie, você, naquele dia, não erra nenhum double-unders. Isso acontece e somos os primeiros a vibrar com você. Mas, na maioria dos casos, sua progressão segue um padrão que os coach percebem e qualquer ponto fora da curva é facilmente notado. Facilmente. 

Um ótimo coach tem memorizado o tempo que uma pessoa leva em média para executar 21 thrusters. Quanta vezes você acha que ele, fazendo isso há 6 anos, já viu esse número de repetições acontecer. 

Portanto, quando você termina suas 35 wall balls em menos de 35 segundos nossa olho fica atento. Física está ai para provar que isto é impossível. Não se esqueça também que essa é nossa terceira aula seguida e já sabemos que você, tendo quebrado a série 3 vezes, não pode ter feito um tempo melhor do que o cara da aula anterior que nunca soltou a barra. 

“Com grande poder vem grandes responsabilidades”, pequeno homem aranha.

 Menos importa o peso em sua barra. Mais importa a honestidade com a qual você a a movimenta. 

Menos importa o peso em sua barra. Mais importa a honestidade com a qual você a a movimenta. 

Além disso, não se esqueça  que todos os outros que querem ganhar o WOD tanto quanto você sempre contam suas repetições. Eles estão de olho e querem melhorar seu tempo. Se você está voando no meio do WOD das 18, tenha certeza que existem algumas pessoas das 19 de olho em tudo que você está fazendo. E é esse um dos momentos em que eles escolhem contar as 3 repetições em cada série que você acabou esquecendo. 

E como resolver isso? Alguns coaches decidem ter uma conversa sincera querendo o melhor dos alunos. Mas geralmente isso tem respostas negativas e leva ninguém a lugar nenhum. Outros perguntam duas vezes se a pessoa tem certeza do tempo que acabou de dizer, que também acaba não deixando as pessoas a vontade. A verdade é que não existe aqui uma fórmula de bolo para acabar com esse tipo de comportamento. 

Existe sim um ponto comum: trapacear gera sentimentos ruins. 

Você ao fazer isso, quebra a principal regra que temos aqui dentro: “Coloque um número na lousa, diga quantas repetições fez e quanto tempo levou para terminar”. Receba um aperto de mãos, fale sobre sua estratégia no WOD com os amigos e amanhã tentaremos ganhar de você. E se não ganharmos, iremos te dar parabéns novamente. 

Desta forma deveria funcionar. Cada pessoa indo ao seu limite, trabalhando superação como uma rotina. Ajudando ao próximo assim que acabar suas rodadas honestas e criando um ambiente de competição saudável. 

Mas algumas pessoas roubam. Eles trapaceiam porque são preguiçosas, porque falta uma parte moral e não acham isso importante. Eles fazem isso porque têm vergonha de seu fitness atual e por muitos outros motivos. As razões são inúmeras e todas acabam sendo grandes desculpas esfarrapadas. 

E vamos dizer apenas mais uma vez. Todos nós sabemos quando você trapaceia. 

E por favor, pare. Pedimos somente que você não faça mais isso!

*texto traduzido do CFJournal.