Afinal: o CrossFit é para você? 

“É para ser difícil. Se não fosse difícil, todo mundo estaria fazendo. Ser difícil é o que faz essa jornada ser tão incrível”. 

Desafio você logo na saída dessa jornada literária: leia o texto até o final e irei provar para você, que "ser difícil" é a principal razão pela qual você continua a fazer CrossFit...    

Por mais que você tenha ouvido que “CrossFit é para todos”, que “você e sua mãe podem fazer o mesmo WOD”, entenda uma coisa: não é todo mundo que consegue ter sucesso no CrossFit. 

A verdade sobre ser para todos está muito mais na forma como uma pessoa reage em meio a uma série de agachamentos na qual sua perna já não aguenta mais, mas seu pulmão ainda tem gás para continuar. 

O que torna as coisas por aqui únicas e não para todos, é muito mais a decisão e atitude que sua mente deve tomar em momentos difíceis do que levantamentos complexos e movimentos ginásticos ousados. 

Estou falando daquela hora em que seu corpo simplesmente diz que “não tem para que você fazer isso”, “já deu”, ou que você já passou de “seu máximo”. Porém, lá no fundo, sua mente confessa que você pode ir além...

Ir além ou desistir? No final, essa é a resposta que irá definir se você irá continuar na CFP9 ou voltar para o mundo dizendo que o CrossFit não é para você. 

 O que você faz quando falta 1 minuto e 15 repetições? Acelera? Ou diz para você mesmo que "já deu"...

O que você faz quando falta 1 minuto e 15 repetições? Acelera? Ou diz para você mesmo que "já deu"...

O QUE FAZ VOCÊ IR ALÉM?

Mas então o que faz com que algumas pessoas desliguem toda falação negativa de seus corpos no meio de um WOD “daqueles”?

Quer saber as resposta? Pergunte aos que conseguem silenciar seus sabotadores internos. Aqueles que diariamente caem ao seu lado enquanto você já está guardando a barra linda, seca e feliz! Apenas mais "um dia de Cross" enquanto ele continua lá, deitado, voltando a consciência. 

Para ser sincero, todos nós coaches entendemos o começo de um CrossFiteiro. A maior parte de nossos alunos desistem antes mesmo do corpo sentir um cansaço extremo quando estão ainda aprendendo o que é alta intensidade. 

Porém, com o tempo, alguns entendem como se relacionar melhor com o desconforto e sentimentos de fadiga muscular e mental que irão acompanhar nossa vida daqui para diante. Outros, apenas desistem diariamente. 

Mas qual o segredo das pessoas que resolveram mudar? 

 Usando a mesma camiseta ou não: ser CFP9 é dizer algo além de exercícios...

Usando a mesma camiseta ou não: ser CFP9 é dizer algo além de exercícios...

Simples: acreditar no processo e entregar-se a sua comunidade. 

Uma coisa essencial que você irá perceber por aqui é que a mesma importância que damos para seu aumento de carga constante no Back Squat será dado aquele momento em que você tem certeza que não consegue fazer nenhuma repetição a mais. 

Ajuda mútua e irrestrita. Na vida ou no exercício. 

Primeiro, como você já aprendeu por aí, coloque sua máscara de oxigênio. Somente após isso, ajude todos ao seu redor. Este é o conceito. 

Das instruções de emergência para vida real. No CrossFit, a pessoa deve salvar a si mesmo para depois ajudar até o último que ainda se encontra em pé.  

"Mas porque? Ela não ficou em último? Porque eu deveria ajudar? Eu quero descansar agora!"

Simplesmente por essa razão. Se ela está em último, provavelmente não contou repetições a menos. Não deixou de continuar mesmo sabendo que todo mundo já terminou. Não deu desculpas alheias (joelho, sono, não comi, comi demais e etc). 

Essa pessoa não desistiu dela mesma. Ela vê futuro no que está fazendo. Ela ainda acredita que pode mudar sua vida neste ambiente de adversidade. 

Seu esforço físico e mental é recompensado através do suporte de outras pessoas que acabaram de sentir o que você ainda está sentindo. 

Mil vezes maior é o respeito aquela que só usou a barra até a última repetição do que aquele que já chegou “cansado pois não dormiu” só para ter mias uma desculpa para ir com calma. 

E nossa comunidade não só respeita mas reconhece e incentiva quem fica até o final. 

 Mesmo quando é só você e a barra. Mesmo quando você quer desistir. Saiba que estamos ao seu lado...

Mesmo quando é só você e a barra. Mesmo quando você quer desistir. Saiba que estamos ao seu lado...

A COMUNIDADE DO “SEMPRE DIFÍCIL” 

A tradução da mensagem de resiliência, dos exercícios para sua vida, é o principal ensinamento na CFP9. 

Resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.

Duvido que você encontre uma pessoa que seja resiliente dentro de seu box e completamente diferente em sua vida. 

Quer saber porque somos tão unidos por aqui? A mensagem comunicada é extremamente clara. As pessoas que sentem que essa união de palavras é aquilo que julgam importante, ficam em nosso ambiente. 

Em pouco tempo, você percebe que essa comunidade expressa, pensa e divulga os mesmos valores nos quais você acredita. 

Somos apenas um imã que atrai gente como você. Não é à toa que sua amizades foram tão espontâneas do dia para a noite no CrossFit. O processo seletivo da resiliência elimina quem não vê valor em ser cada vez melhor. Rapidamente sabemos quem veio para ficar e quem veio porque todo mundo está vindo... 

 Você irá sentir uma aproximação instantânea após "lutar" até o último momento contra aquele desconhecido em um WOD. Você sabe, logo ali, que ele é feito da mesma coisa que você. Resiliência!

Você irá sentir uma aproximação instantânea após "lutar" até o último momento contra aquele desconhecido em um WOD. Você sabe, logo ali, que ele é feito da mesma coisa que você. Resiliência!

As pessoas na CFP9 são sim um grande círculo fechado que se mantêm sempre aberto. Se você é feito das “mesmas coisas” que nós, não existe dúvida, você irá ter liga imediata. 

Mas qual é essa “mesma coisa que somos feitos” da qual você está falando? 

Por aqui, valorizamos a superação e sabemos que o desconforto será parte do aprendizado. Nada vem fácil. Gostamos uns dos outros e ajudamos incondicionalmente pessoas dentro de nossa comunidade. Vemos valor em aprender sobre alimentação saudável e atividade física. Nunca achamos que já sabemos tudo e respeitamos quem está lá na frente!

Enfim, tentamos coisas novas e diferentes sem o medo de julgamentos ou derrota. 

Estes são alguns dos valores que dividimos quando falamos em CFP9. E é isso que faz blocos de concreto e pisos de borracha tornarem-se algo mágico. 

Como experiência própria, tenho certeza que fiz amizades para minha vida toda na CFP9. Lembro até hoje que antes do CrossFit, estava muito desmotivado quando o assunto era atividade física e repensava qual era meu verdadeiro talento na vida. 

Malhava para ter um corpo bonito. Trabalhava para fazer dinheiro. Ponto. 

E hoje, olhando para o passado, consigo entender que não era o exercício ou o trabalho em si. Era a falta de sentido na vida. Através da CFP9 encontrei uma nova direção para minha jornada. Um desafio constante que exige crescimento pessoal contínuo. 

 Cada pessoa tem uma história para contar. E nenhum palco melhor do que um WOD para que tudo seja dito. Você irá ver o melhor e o pior de cada um aqui dentro.  

Cada pessoa tem uma história para contar. E nenhum palco melhor do que um WOD para que tudo seja dito. Você irá ver o melhor e o pior de cada um aqui dentro.  

Sempre brinco quando alguém me pergunta: “Você levantou bastante peso?”. 

Respondo: “Pr de Marcos atleta ou do empresário?”. 

Brincadeira a parte, mesmo hoje em dia, após lidar com um balancete e entrar em uma aula da CFP9, a luta continua. 

Tem dias que levo uma surra do meu corpo e de alguns alunos a minha volta. Mas a resiliência me faz voltar. Voltar para o WOD e para a construção da empresa que mais muda vidas no Brasil. 

Dizer que tudo isso é magia do CrossFit seria mentira. 

Muito mais do que aprender meus limites físicos, as pessoas com as quais interajo, diariamente, são a força motora de minha evolução pessoal. 

Gente muda a gente. Continuo insistindo...

 Cada pessoa tem uma coisa a te ensinar. A pergunta é: você quer aprender? 

Cada pessoa tem uma coisa a te ensinar. A pergunta é: você quer aprender? 

“SER DIFÍCIL” FAZ A VIDA MAIS FÁCIL 

Impossível negar que aprendemos diariamente lições sobre fracasso através dos movimentos do CrossFit. Mas mais importante que não conseguir é a lição que tiramos do fracasso. Ou melhor, a forma como nos comportamos frente a ele. 

Entenda: você irá perder de mim ou de alguém em algum momento e vice-versa. 

Com o tempo você irá perceber que é normal não ser bom em algo pela primeira vez, ou até mesmo pela centésima vez. Só resta não desistir. Continuar tentando. Só resta entender, nesse momento, se é para você! 

Apenas insistindo você irá conseguir aquele salto duplo de corda ou muscle-up. Errando. Fracassando. Tendo coragem de admitir que você não se encontra onde gostaria quando o assunto é sua vida. 

Você terá sucesso se fizer CrossFit de verdade e não aparecendo ali todas as manhãs esperando que alguém grite por você, torça por você, te ensine como ir além! 

“De verdade” significa comer bem, tratar bem o próximo e treinar com vontade. 

Uma vez que aprender através da batalha do desconforto físico e frustração diária, as lições do CrossFit, outros medos e dúvidas de sua vida começarão a ficar mais fáceis e possíveis de alcançar. 

 O que para você significa chegar ao limite? 

O que para você significa chegar ao limite? 

Às vezes, as decisões que mais nos dão medo são as que nos guiam em direção a transformação. Sei que não é fácil ser CFP9. É uma luta diária em diversos sentidos. Para alguns uma luta financeira, para outros física ou até mesmo de ego. 

Mas talvez, graças a todo estes sacrifícios e tentativas assustadoras, você tem se tornado uma pessoa melhor. 

Cada vez que olhou para argola e sentiu um frio na barriga, que resolveu colocar aquela carga que não subiu, que não foi capaz de tocar uma vez seu peito na barra, você aprendeu um pouco mais sobre você mesmo. 

E tenha certeza que isso foi transportado para sua vida. Você será bom na primeira vez que executar uma nova função? Provavelmente não. Mas isso significa que você não deva tentar? Claro que não!

Se você nunca tentar fazer uma barra você nunca conseguirá subir sobre a barra. O caminho mais próximo da muscle-up continua sendo a pull-up. 

Pequenas conquistas, progressões, paciência, e claro, resiliência. Aquilo tudo que você deve lembrar quando sua boca estiver cheia de desculpas para derramar. 

Tudo o que a CFP9 representa e os valores que nossa comunidade defende são altamente valiosos para mim. Mas para que assim seja, eu sofri e sofro como todos os outros, mesmo tendo muito medo do fracasso. 

 Você deve ser o maior exemplo daquilo que prega!

Você deve ser o maior exemplo daquilo que prega!

Eu sei que sendo quem sou, sirvo como exemplo para 1000 outras pessoas que também são alunos da CFP9. 

Pessoas que buscam conselhos, dicas e coragem através de minhas atitudes. Então que eu seja o melhor exemplo; que dê orgulho e traga respeito pois todos vêem que eu jogo com as mesmas regras que cobro em campo dos outros. 

Termino deixando claro: 

A CFP9 É PARA TODOS! 

Porém todos aqueles que aceitam um desafio, sabendo que irão fracassar diversas vezes, mas nunca pensarão em desistir de continuar a construir sua melhor versão. 

Porque afinal: “sempre era para ser difícil... ser difícil é o que faz faz isso tudo ser tão especial”. 

Te convenci?