Inspiração, Dieta

A Melhor Dieta do Mundo

 Eu em pleno verão carioca treinando diariamente e não passando fome. 

Eu em pleno verão carioca treinando diariamente e não passando fome. 

Siga esse passo a passo para o corpo mais incrível de sua vida. 

Honestamente se você chegou até aqui é porque, de alguma forma, este título apelou para algo que você busca solucionar. E não ache que você está sozinho nessa jornada. O Google irá mostrar que assim como você, milhões de outras pessoas digitam “a melhor dieta do mundo” em sua ferramenta de busca, procurando o tão esperado segredo para atingir sua melhor forma física. Então, sinceramente, não desista desta leitura por aqui. Prometo que até o final deste texto você terá uma outra visão sobre sua alimentação saudável ou pelo menos, vai ver fotos suficientemente inspiradoras para que você não ataque a geladeira nas próximas horas.  

 Ao começar a digitar a frase "a melhor di" olhem as sugestões. A maioria relacionada a dietas.

Ao começar a digitar a frase "a melhor di" olhem as sugestões. A maioria relacionada a dietas.

Hoje em dia vale de tudo. Beba só água com limão. Ou não, tem uma ainda melhor, beba só sucos. Ou na verdade era para medir os macros e esquecer das calorias? Não era jejum de 12 horas ou sempre foi 16? "Esquece. Da última que ouvi falar que já virou o contrário disso tudo aí!" 

Ao olhar de alguém que nunca se aventurou em buscar ativamente conhecimento sobre nutrição, esse mundo pode parecer bem complicado. Então para tornar tudo mais simples, você busca um acompanhamento nutricional e em 1 mês já critica o trabalho do "nutri".

Para você, aquela dieta é impossível, começando pelo fato que ele passou coisas que você não come e deveria, segundo ele, introduzir em seu dia a dia. Agora pense um pouco. Porque você não foi honesta (o) com ele na consulta e disse logo de cara que você não iria comer aquilo e que não tem a mínima ideia sobre o conceito por detrás daquelas tabelas? Em outras palavras, porque você fingiu ser o que você não é? 

 Aline, vencedora do último programa da CFP9 de 30 dias que envolve treinos e alimentação saudável.

Aline, vencedora do último programa da CFP9 de 30 dias que envolve treinos e alimentação saudável.

Pensando bem, talvez não seria este o problema por detrás dessas dietas milagrosas e "passo a passo" que derruba 10 kgs em uma semana? Tudo isso obriga você a ser algo que vai contra sua essência. Comer só pepino com frango. Fazer horas de jejum. Nunca beber ou comer doces. A lista de restrições não acaba nunca. 

Então, para que na próxima visita ao nutricionista ou personal, você faça seu dinheiro valer a pena, quero que tenha alguns pontos em mente.

Esse é um passo a passo que não vai te iludir. Pelo contrário, prepare-se para ouvir aquilo que nunca ninguém te falou...

Busque ativamente conhecimento sobre aquilo que você ingere. 

O conhecimento hoje em dia está em todos os tipos de mídia, mas se você estiver muito perdido e não souber por onde começar, te sugiro conhecer um pouco melhor as dietas reconhecidas e as estratégias alimentares atuais.

Tente entender por exemplo o que é a Dieta Paleo. Através dela, você irá conhecer um pouco melhor o que eles chamam de “alimentos de verdade” e talvez irá descobrir, assim como eu descobri com eles, que os grãos são “recentes” no prato dos seres humanos. Vai entender que comer comida de verdade não é impossível e que alimentos processados podem estar causando reações em seu corpo que você nunca atribuiu a comida. 

 Comparação da dieta Tradicional com a Paleolítica. 

Comparação da dieta Tradicional com a Paleolítica. 

Outra abordagem que irá te explicar melhor o que são índices glicêmicos, macronutrientes e o valor calórico de tudo que você come é a Dieta da Zona. Nela você irá entender quanto sua barra de chocolate equivale em porções de alface. Vai entender como fazer escolhas e perceber que alimentos “vazios” te deixam com fome em muito pouco tempo, e que alimentos densos te mantêm saciado por muito mais tempo. Também terá uma visão sobre seu percentual de gordura e massa magra em seu corpo.

A Dieta da Zona será como uma aventura sem volta, fazendo com que você possa aplicar todos estes conceitos em seu dia a dia. 

 A Dieta da Zona é um bom começo para aqueles que querem entender um pouco mais sobre como se alimentar. 

A Dieta da Zona é um bom começo para aqueles que querem entender um pouco mais sobre como se alimentar. 

Talvez você também queira enveredar pelos meandros do Jejum Intermitente. E se este for o caso, já te aviso sobre o primeiro ponto que irá te confundir: o jejum não te diz o que comer e sim quando comer e não comer? Então seria ele uma dieta ou uma estratégia alimentar? Qual seria o benefício de ficar 16 horas sem comer? Isso causa alguma alteração em seus hormônios? O seu cortisol irá alterar ou sua produção de GH? Aliás, o que estes hormônios tem a ver com meu corpo dos sonhos? 

A grande verdade é que, atualmente, com a facilidade de informações disponíveis, queremos saltar logo para o papel que poderemos imprimir com as porções e opções que irão ser seguidas de segunda a sexta. E se você está lendo este texto até agora com a esperança de encontrar esta tabela ao final, pode parar de ler agora. 

O problema é que seguir algumas opções montadas por seu Nutri sem ter nenhum conhecimento sobre o que você está fazendo não é uma estratégia de longo prazo. Tente começar buscando informação sobre os três assuntos citados acima: Paleo/Dieta da Zona/Jejum Intermitente.

Quando você conseguir me responder, sem dúvidas, a seguinte pergunta - tem como fazer a paleo seguindo o conceito da Dieta da Zona e utilizando do Jejum Intermitente? - quero que você agende sua próxima consulta no nutricionista.

Tenho certeza que a troca entre vocês será mil vezes melhor e talvez desta vez, você saia de lá com algo que realmente irá fazer a diferença em seu corpo. 

 Um dos protocolos utilizados no Jejum Intermitente  Fonte: http://fastingworld.blogspot.com.br

Um dos protocolos utilizados no Jejum Intermitente

Fonte: http://fastingworld.blogspot.com.br

 

Não busque desesperadamente seguir a minha Dieta.

“Minha dieta” é apenas um exemplo. Pode ser a Dieta da minha irmã - só porque naquela última foto que ela postou até a virilha da ser humana estava seca! . A pior coisa que você pode fazer é querer seguir algo que funciona para alguém e ter que fazer funcionar em você, sem a preocupação com medidas, horários, gasto calórico e metabolismo da pessoa que você está seguindo. 

Pense no seguinte exemplo:

 Eu, Marcos, sou uma pessoa que ingere em média 3.750 calorias/dia. Mas eu também sou uma pessoa que faz exercício desde quando nasceu. Para melhorar, meu trabalho faz com que eu ande pelo menos 10 km/dia. Também tenho o hábito de correr antes do trabalho em jejum e ainda faço uma aula diária de CrossFit na intensidade máxima de meu corpo (normal eu manter um BPM médio de 175).

Por diversas vezes meu gasto calórico (calorias ativas + aquilo que meu metabolismo gasta para “viver”) é superior ou muito parecido ao meu consumo de calorias (o quanto eu como). Sendo assim, como você, não tendo os mesmos hábitos que eu ou metabolismo, poderia começar a se alimentar igualzinho a mim?

Te digo, não iria dar certo...

 Minha irmã, Samantha Viana, exibindo uma típica virilha à la "Sabrina Satto em pleno carnaval".

Minha irmã, Samantha Viana, exibindo uma típica virilha à la "Sabrina Satto em pleno carnaval".

O que você precisa entender é como seu corpo funciona. E um bom começo para isso é você começar a usar um relógio que te forneça alguns destes dados.

Este simples companheiro pode ser uma ferramenta valiosa para você entender um pouco melhor quanto realmente se movimenta em um dia e quanto disso é considerado exercício. Ainda mais legal é você poder colocar esse número frente a quantas calorias consumiu em um dia.

E se quiser ir ainda além, você pode acompanhar esses números na balança de acordo com seu gasto/ingestão semanal.

Pode ter certeza que no final de uma semana que você fizer este tipo de acompanhamento, nada será uma surpresa e, pouco a pouco, ficará mais claro porque o peso não vai embora ou a razão pela qual seu corpo não cresceu como estava esperando. 

Entendeu? Se não me acompanha nesse exemplo:

Dia 1: Utilize o App "My Fitness Pal" e insira tudo aquilo que você comer em um dia. Ao final do dia ficará gravado a quantidade de calorias ingeridas. Não se esqueça que tudo que você comer ou beber, cerveja ou não, deve estar no aplicativo. 

Após isso, você irá em seu aplicativo do Apple Watch e verificará quantas calorias totais foram gastas naquele dia. Nesse primeiro dia você deve pesar-se ao acordar, logo depois de fazer suas necessidades. 

Dia 7: Todos os outros dias você deve fazer esta conta. E não tem problema, esqueceu de inserir algo que você comeu? É só voltar no dia e inserir. 

Ao final dos 7 dias você irá somar todas as calorias que consumiu e diminuir este número de toda perda calórica que você conquistou. Ao final, você irá chegar a um número de défice de calorias ou excesso de calorias. 

Confira se esse número corresponde a realidade da balança pesando-se novamente. Viu? Não é mágica, é a pura aceitação da realidade!

 Pelo aplicativo do Apple Watch você pode fazer a conta que ensinei acima. 

Pelo aplicativo do Apple Watch você pode fazer a conta que ensinei acima. 

Entenda como ler os rótulos de todo alimento que você consome. 

Se você foi um bom menino(a), irá seguir o primeiro passo que te falei e ao conhecer mais a fundo as dietas e estratégias alimentares, saberá facilmente descartar um produto quando, por exemplo, você vê uma quantidade de ingredientes e nomes dos quais não consegue lembrar, soletrar ou pronunciar. 

Suas escolhas irão seguir uma simples regra: se o produto pode ficar um ano em meu armário e não estraga, provavelmente não deve fazer bem.

Aliás, você sabia que os ingredientes são colocados por ordem de quantidade nos rótulos? Portanto se o primeiro ingrediente é o açúcar em seu pacotinho, entenda que está comendo mais açúcar do que qualquer outra coisa. 

  Da próxima vez que você tomar um pote de sorvete Diamante Negro não se esqueça que maior parte dele é leite com açúcar e óleo. 

 Da próxima vez que você tomar um pote de sorvete Diamante Negro não se esqueça que maior parte dele é leite com açúcar e óleo. 

Muitas das informações que você precisa estão em dois lugares nos rótulos: a tabelinha com os percentuais e a descrição dos ingredientes dos produtos.

Quando você compra couve, já tentou achar quais são os ingredientes deste produto? Agora quando você compra um pote de sorvete Diamante Negro? Faça uma conta rápida. Quanto de couve você precisaria comer para igualar a quantidade de carboidratos do pote de Diamante Negro?

O legal de ter informação é que você pode usá-la a todo momento, neste caso, no supermercado. Mas pense, na hora de cozinhar, ao escolher a hora de comer, a quantidade de comida ou até mesmo a divisão entre o carboidrato, a gordura e a proteína que você consome em um dia. 

 Um saco inteiro de couve tem menos carboidratos que uma bola pequena de sorvete de Diamante Negro. 

Um saco inteiro de couve tem menos carboidratos que uma bola pequena de sorvete de Diamante Negro. 

Você deve sempre lembrar que seu corpo "é seu" até o final desta vida. Portanto, não passe a responsabilidade sobre ele para todos menos você.

Não é sobre seu personal, não diz respeito a atividade física do momento, ou a nutri das celebridades que vai te deixar com o corpo dos seus sonhos. O processo começa com você encarando a realidade: a senhora tem que querer saber mais sobre o assunto.

Pense no seu filho. Quando ele estava dentro de você, não foi um dos seus objetivos ser a mais saudável possível? Você não se informou sobre o que deveria e não deveria fazer ao mesmo tempo que buscava os melhores profissionais? E então porque agora você deixou de se preocupar e ter responsabilidade sobre suas escolhas? Cuidar de seu corpo não é mais importante?

Encare o fato: tudo começa com sua força de vontade e busca ativa por conhecimento, só depois entrarão os profissionais que irão te ajudar nesta eterna jornada.

Entenda que por diversas vezes, vários daqueles aos quais você fez posts do tipo “ o que seria minha vida sem ele” irão sair de sua vida, mas o conhecimento, esse nunca irá te deixar. 

Ok, você me convenceu a me alimentar melhor mas não gosto de treinar.

Vamos aos poucos apressadinha(o). Sugiro você tentar uma atividade que tenha em seus princípios a nutrição.

Não quero ser tendencioso, mas o CrossFit pode ser uma bela opção. Faça uma tentativa e procure muito até achar algo que é seu número. Encare essa busca como a escolha de seu próximo namorado (a). Não é porque a primeira tentativa não foi um sucesso que logo você irá desistir correto? 

O CrossFit tem como fator de maior importância a nutrição, ou seja, se você não se preocupa com quais alimentos você consome, isso quer dizer que você não pratica CrossFit. 

Ao entrar em um ambiente, procure uma equipe que é vocal a respeito daquilo que eles comem e não só lideram por exemplos, como também exibem boa forma e saúde.

Essa atmosfera não só irá contagiar suas escolhas fora de seu box, como também irá te apresentar pessoas que estão na mesma caminhada na qual você se encontra agora.

 Não adianta você participar e ganhar todas as competições do mundo se a base de sua metodologia não esta sendo alimentada. 

Não adianta você participar e ganhar todas as competições do mundo se a base de sua metodologia não esta sendo alimentada. 

Independente de você optar pela atividade X ou Y, escolha um local que reinforce suas crenças e que te faça querer voltar dia após dia. Encare seu ambiente de treino como um relacionamento novo. Todos os dias você deve dedicar-se a ele, entender quando precisa de seu “tempo” e entregar-se de corpo e alma a essa aventura vendo futuro entre vocês. 

Enfim, não existe “A melhor Dieta do Mundo”, mesmo que o Google aponte diversas opções quando você faz esta procura. Entenda que aquilo que você come pode ser facilmente um reflexo de seu ambiente e das pessoas com as quais você se relaciona. 

No final, voltamos no ponto que sempre bato: você pode mudar sua vida através da alimentação saudável, exercícios físicos e relacionamento humano.

Ou continuar procurando o passo a passo que não existe. Ser saudável não deve ser apenas um momento em sua vida e sim a forma como você escolheu viver!

 Encontre um lugar que viva e respire atividade física, alimentação saudável e interação entre as pessoas. Comece pelo seu Coach, ele te inspira? Você quer "ser" ele (a)? Essa é Vivi após um mês de CFP9. 

Encontre um lugar que viva e respire atividade física, alimentação saudável e interação entre as pessoas. Comece pelo seu Coach, ele te inspira? Você quer "ser" ele (a)? Essa é Vivi após um mês de CFP9. 

Por fim, que fique claro, não sou nutricionista e não recomendo dietas. Apoio você buscar a ajuda de um profissional nessa jornada.

Mas não se esqueça nunca, ele (a) é apenas um facilitador. O corpo é seu, a responsabilidade é sua e a falta de conhecimento é também sua opção. O resultado final depende apenas das suas escolhas. Ou seja: seu, seu e seu!

E aí, vamos começar a semana com outra cabeça?