CrossFit Kids

Desenvolvimento Motor no CrossFit Kids

Saber lidar com situações novas, e relacionar-se com outras pessoas, são experiências cada vez mais desafiadoras para as crianças dos dias de hoje. Os iPads, iPhones e computadores se tornaram prioridade na vida de grande parte delas. O desenvolvimento motor, que deveria ser consequência da brincadeira de criança, sai prejudicado. 

A aprendizagem de novos movimentos depende do estímulo do acervo motor geral e é essencial para o desenvolvimento motor. Uma boa vivência corporal estimula o equilíbrio, a coordenação e a força. Com isso, adquire-se um maior controle sobre os movimentos do próprio corpo. A lapidação do movimento no sistema nervoso central e o conhecimento do próprio corpo são essenciais nessa fase.  

Com as novas tecnologias e a redução de exercícios físicos praticados por crianças, a solução para uma ampla iniciação esportiva pode vir pelo CrossFit Kids.  

Mas criança pode fazer CrossFit? Não é muito pesado?  

SIM! Crianças de 5 a 11 anos DEVEM praticar atividades físicas estruturadas que somem 60 minutos, por dia.  Nessa fase, o crescimento desacelera e as habilidades atléticas e a força aumentam. Ou seja, fazer todos os dias, que visem o desenvolvimento, manutenção da saúde e bem-estar é essencial para o pleno desenvolvimento infantil.

E o que o CrossFit tem a ver com isso?

O CrossFit é uma modalidade esportiva com uma enorme variedade de movimentos, que vão desde levantamento de peso olímpico, ginástica, e outros movimentos aeróbicos. O cérebro da criança funciona como uma esponja para receber essa quantidade de informações motoras, absorvendo todas as conexões e adaptações neurais. Além disso, o CrossFit pode ser adaptado às habilidades de cada indivíduo. Para crianças, não seria diferente.  

Além dos benefícios físicos, a criança também desenvolve no aspecto emocional, social e nutricional. 

O coach vai querer ver o espirito esportivo, a liderança, o trabalho em equipe na hora do treino. E o aluno precisa ter disciplina, e saber escutar o professor. 

Ao longo do treinamento, o mini atleta se torna cada vez mais ativo fisicamente, além de melhorar sua autoestima a cada conquista.  O CrossFit incrementa suas habilidades e estimula que a criança ultrapasse suas inseguranças e medos, tornando-se mais confiante e conhecedora do seu próprio corpo.  

Assim, a criança passa a adquirir um estilo de vida saudável naturalmente, de forma divertida. Aprendem a se movimentar, a ter uma alimentação saudável e a trabalhar em equipe.  

Agora, só vai depender dos pais quererem que seus filhos sejam apresentados aos hábitos saudáveis matriculando-os no CrossFit.