O WODPALOOZA, uma pirâmide, psicologia e o real motivo de sua inscrição...

Chegou a hora de fazer parte da maior festa do Fitness.

Chegou a hora de fazer parte da maior festa do Fitness.

A tarefa que tenho hoje é das mais difíceis. Muito mais que te dar um barMU em uma aula. Mais do que entregar seu double under em 3 dias. Eu preciso em menos de 3 minutos (porque mais que isso você para de ler) convencer você a: sair de sua zona de conforto, interagir com pessoas diferentes e conhecer novos limites.

Mas pera aí, colocando deste jeito nem parece tão difícil minha tarefa não é? Também penso assim, mas no final tenho que convencer você a competir...

Então vamos “começar do começo” antes mesmo da apresentação de meus argumentos! Para quem ainda não sabe, o WODPALOOZA é um dos maiores festivais de fitness do mundo. Acontece em janeiro de 2019 na cidade de Miami. E este ano, a CFP9 foi escolhida para ser o parceiro oficial desta grande festa, realizando um evento em nosso box, para comemorar este momento.

E o que você tem a ver com tudo isso? Simplesmente tudo... Uma festa não acontece sem convidados :) Então aguente firme e acompanhe meu pensamento.

A pirâmide pela qual nossa metodologia é baseada!

A pirâmide pela qual nossa metodologia é baseada!

Quando falamos na metodologia CrossFit, temos uma pirâmide de importância que devemos respeitar, e na CFP9 vivemos por ela.

Ao analisar a foto acima, percebe-se que a base é feita pela forma como você se alimenta, a querida nutrição. Ou seja, a maior parte da pirâmide, a parte mais estrutural que “suporta” todas as outras acima, é a forma como você come.

Quem treina na CFP9 sabe o quanto somos obcecados em alimentação saudável. Seja através dos projetos como P9FIT, 30 dias de P9, do exemplo de nossos coaches, da constante conversa sobre nutrição dentro de nosso estabelecimento ou com provas físicas como o Boombar.

Sendo assim, podemos concluir que esta parte da pirâmide está sendo respeitada pela maioria dos que a nossa volta estão. Se você ainda não embarcou nessa jornada pois não acha que irá fazer tanta diferença, repare em atletas de elite como: Mathew Fraser, Brooke Wellss ou Katrin Davisdóttir. Chega um ponto que treinar mais não “faz mais diferença”. O ajuste vem da forma como você se alimenta e foi exatamente essa, a principal mudança destes atletas nos últimos anos. Pela última vez: se você não tem consciência de como se alimenta, você não pratica CrossFit! Ponto 1: risque o quadradinho pois você completou esta fase!

Subindo na pirâmide, você irá encontrar logo acima o Condicionamento Metabólico, ou seja, “seu gás”. Está aí outro momento em que levamos uma certa vantagem. Quem faz aula na CFP9 e já esteve em outro box, provavelmente percebeu uma grande diferença: não gostamos de pausa na aula nem de momentos em que pessoas estão fazendo nada. A dinâmica de nossa aula faz com que você se movimente por 50 minutos dentro de sua 1 hora.

Além disso, temos aulas complementares como Circuit, Endurance e VO2 que desafiam sua capacidade cardio respiratória. Repare que provavelmente, mesmo não correndo ou fazendo cardio específico, seu pulmão tem a capacidade cada vez mais elevada. Ou seja, se você frequenta 1 aula ao dia e eleva seu corpo a intensidade que programamos, este pedaço da pirâmide vai muito bem obrigado. Mais uma página virada.

Logo acima você terá os movimentos ginásticos. Ele diz respeito a sua consciência corporal e espacial e sua capacidade de mover o próprio peso do corpo. Ao analisar seus treinos, você irá reparar quão frequente o quesito ginástico se encontra, claramente em um volume maior que o levantamento de peso, assim como a pirâmide pede!

Por onde passamos, deixamos nossa marca e aprendemos algo novo.

Por onde passamos, deixamos nossa marca e aprendemos algo novo.

Seja pelas progressões técnicas, aulas específicas ou número de vezes que os movimentos são requisitados, a ginástica é lugar comum na CFP9. Três de nossos professores são ex ginastas que passaram anos nesta profissão. Quantas vezes alguém te pediu “pé de bailarina”, “canoinha”, “ombro encaixado”, “falar parada de mãos e não bananeira” e outras palavrinhas que demonstram a importância deste elemento para nós. Então mais um ponto esclarecido: ginástica, a gente vê por aqui!

Onde estão meus pesos? Aqui! Logo na sequência da pirâmide, vemos o levantamento de pesos. Por aqui consideramos qualquer objeto externo ao peso de seu corpo: Wall balls, KB swing, Deadlift, Snatch, e todos outros.

Estes movimentos não foram feitos para serem realizados todos os dias, diferentemente do condicionamento metabólico, que ocupa uma posição maior na pirâmide. Seja pelo recuperação que treinos assim exigem de seu corpo, pela complexidade do movimento ou pelo bem de uma programação variada, o levantamento de peso durante o WOD, acaba aparecendo em média, 3 vezes na semana (não contando a porção de força da aula).

Mas se eu não fizer Snatch todos os dias não ficarei bom no Snatch? Não, não e não...

Pausa curta para um breve relato. Como postei em minha mídia social, tive um séria lesão 2 anos atrás. 2 hérnias de disco em crise e rompimento de minha parede abdominal foi o resultado. Após essa época, resolvi seguir RELIGIOSAMENTE a programação da CFP9, sem questionar ou reclamar. Eram 100 burpees para tempo? Snatch pesado? Agachamento com salto? Descanso ativo de polichinelo? Independente do movimento ou de minha preferência, me propus fazer o que era pedido. Resumo da história: ao meu menor peso corporal (74kgs), fiz 18 Ring Muscle ups sem quebra, remei 400 m em um pace de 1:34 m/s e ainda bati meu PR de Snatch com 105 kgs, e tudo isso dentro de 15 minutos.

Nada como confiar em sua programação…

Você é exceção. Não sou não. Luan Kawata: era atleta, treinava em média 3 horas por dia e vivia para competir e levantar peso. Acreditou na programação sem achar que já “sabia demais para fazer isso ou aquilo” e BANG! PR com 152 kgs no clean fazendo apenas uma aula ao dia e levantando peso com muito menos frequência que antes.

Acho que deu para entender que temos a quantidade de peso que deveríamos ter, e que se você comparece com frequência as aulas, mais um ponto que está sendo trabalhado diariamente de forma direta ou indireta. Avançou na fila!

Por último, vemos a palavra ESPORTE. Mas o que isso quer dizer? Primeiro, um ambiente competitivo, seja você contra você mesmo, você contra alguém ou você contra seu tempo passado.

ESPORTE para nós também significa que existem regras, números de repetições e padrões de movimentos que devem ser respeitados.

Ou seja, fazer CrossFit já é uma competição diária quer você goste ou não. A ideia é que mesmo você envelhecendo, sua capacidade física aumente de forma relativa ao tempo.

Em aulas, você vê isso quando o coach fica te motivando e nunca te deixa desistir. Quando metas são definidas antes do wod para cada nível de pessoa ou até mesmo naquele aumento de peso que o professor faz quando você não está olhando.

Simples assim: ao fazer CrossFit, existe alguma forma de competição, mesmo que seja interna. E mais uma vez, você irá ser exigido até as luzes se apagarem.

Tem sempre alguém disposto a te fazer melhor por aqui!

Tem sempre alguém disposto a te fazer melhor por aqui!

Fora de toda esta pirâmide, existe algo faz com que tudo isso funcione e não desmorone: a comunidade. Isso mesmo, as pessoas que trocam energias, sorrisos e medos diariamente junto a você.

Por mais que talvez não sejam seus amigos, são aqueles que ao terminar o WOD se voltam para sua caixa e insistem que você encontre o que há de melhor naquele momento. É um espírito de camaradagem único, especial e realmente significativo. O que une vocês é saber o que o outro está passando naquele momento. Espero que você tenha presenciado, pessoalmente e fornecido momentos assim dentro da CFP9.

Então agora que já quebrei em diversas pequenas partes o que realmente você faz aqui dentro, meu trabalho ficou mais simples: não tem porque você não colocar à prova seu fitness e testar quão eficiente sua pirâmide se encontra. E o WODPALOOZA, dentro de seu box, ao lado de seus amigos, é o momento ideal par isso.

“Mas eu não estou preparado...”

E nunca estará. Encare a CFP9 como uma escola. Por mais que ela esteja ranqueada como uma das melhores do Brasil, cada aluno terá um aproveitamento diferente de acordo com seus objetivos de vida e de quanto desejam fazer desta experiência algo significativo. No final, é mais sobre quanto você se doou ao invés do quanto você treinou. O que muda a pessoa são as outras pessoas!

E para ver se esta experiência está funcionando para você, temos uma prova que se chama WODPALOOZA. Nela, você terá condições de colocar em prática sua pirâmide como um todo: alimentação saudável, atividade física e relacionamento humano. E aprender após esse momento, qual parte ainda precisa de atenção.

Coisas incríveis acontecem quando você tem uma comunidade a sua ajuda :)

Coisas incríveis acontecem quando você tem uma comunidade a sua ajuda :)

Não existe estar preparado ou não. Saber fazer tudo ou nada. Não ter amigos aqui dentro, medo de falhar ou se expor. Não diz respeito a suas inseguranças e vergonhas.

Competir nada mais é do que provar para si mesmo que você é capaz. É se sentir vivo de uma forma que apenas estando lá você irá compreender. É superar, redefinir e valorar a vida e seus obstáculos.

Então deixa de “deixar para a próxima vez” e se entregue para mais uma nova fase em sua vida.

E tenha certeza, faremos isso juntos como sempre fizemos, de braços dados para seu primeiro salto na caixa ou vibrando em seu Pr de Snatch!

Prepare-se para uma adrenalina sem igual…

Prepare-se para uma adrenalina sem igual…

ONDE SERÁ O EVENTO?

CFP9 Casa Shopping

QUANDO?

10 de novembro

O QUE TEREMOS?

Atletas de ponta, juízes, DJ, iluminação e tudo mais que você espera de uma festa do fitness

QUE HORAS?

A partir das 14:00 horas. (A competição começa às 15:00)

COMO MONTO MINHA EQUIPE?

É só encontrar 3 mulheres ou 3 homens que estejam dispostos a suar ao seu lado

QUAL SÃO AS CATEGORIAS?

Temos desde iniciantes até avançado. Iremos sempre dar uma opção que você seja capaz de realizar para que você não fique de fora, portanto, sem desculpas

QUANTO CUSTA?

Seriam $60 dólares, porém como somos parceiros do evento, temos um desconto de 20%, ficando $48 dólares para o trio. $16 dólares por pessoa.

COMO ME INSCREVO?

Acesse o site abaixo e faça sua inscrição na categoria que desejar. Não esqueça de inserir nosso código promocional:

https://qualifier.wodapalooza.com/register#?lang=EN

Código Promocional: WZAXP9COMMUNITY

Nos vemos na balada do fitness!